segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bon Jovi - Biografia

Em 1969, Jon Bon Jovi fundou sua primeira banda, chamada Raze.

Conheceu David Bryan no colégio em 1978. Os dois fundaram uma banda de R&B cover chamada Atlantic City Expressway (ACE). Mesmo sendo menores de idade, tocaram em clubes de New Jersey e ainda na adolescência, Jon Bon Jovi tocou na banda "Jon Bongiovi and the Wild Ones".

Em 1980, fora da escola, Jon conseguiu finalmente um emprego na gravadora em que seu primo Tony Bongiovi era o co-dono, a PowerStation Studios em Manhattan, (que trabalhou com bandas como Aerosmith, Ramones e Talking Heads). Jon fez várias demonstrações de músicas e as enviou para muitas outras gravadoras, mas não obteve sucesso.

Em 1983 Jon gravou a música "Runaway" com músicos contratados, conhecidos como "The All Star Review", com Tim Pierce na guitarra, Roy Bittan nos teclados, Frankie LaRocka na bateria e Hugh McDonald no baixo. A música se tornou um sucesso imediato no verão de 1983.

Depois desse sucesso, Jon precisava de uma banda. Ligou para David Bryan, que chamou Alec John Such e Tico Torres e assim se juntaram em março de 1983. Conseguiram um contrato com a gravadora Polygram em 21 de janeiro de 1984, ano em que lançaram o primeiro disco, e Runaway voltou a fazer sucesso.

Os integrantes da banda fizeram uma brincadeira com o nome de Jon e assim surgiu o nome Bon Jovi.

Vários guitarristas passaram pela banda, até Richie Sambora se juntar definitivamente ao grupo. Antes de entrar na banda, Sambora excursionou com Joe Cocker, tocou com o grupo Mercy e chegou a fazer um teste para ser membro do Kiss. Ele também tocou no álbum Lessons com a banda "Message", que foi lançado em CD pela Long Island Records em 1995. O Message originalmente assinara com a Swan Song (do Led Zeppelin), porém o álbum nunca foi lançado.

Tico Torres gravou com Miles Davis e tocou ao vivo com "The Marvelettes" e Chuck Berry.

David Bryan saiu da banda que fundou ao lado de Jon, passou pela escola de música Juilliard School e, depois retornou a parceria com o velho amigo de escola.

Durante um show de abertura para a banda Scandal, o grupo chamou a atenção do executivo de gravadora Derek Shulman, que os assinou com a PolyGram.

Com a ajuda do novo empresário, Doc McGhee, o álbum de estreia da banda, Bon Jovi, foi lançado em 21 de janeiro de 1984. O álbum passou de 500,00 cópias vendidas nos Estados Unidos e também foi lançado no Reino Unido. A banda abriu para ZZ Top no Madison Square Garden (antes do álbum ser lançado), e para os Scorpions e Kiss na Europa, além de shows no Japão.

Em 1985 foi lançado 7800° Fahrenheit, mas a recepção não foi muito boa. A revista britânica Kerrang! Que foi bastante positiva em relação ao álbum de estréia chamou este de "uma fraca imitação dos Bon Jovi que nós conhecemos e aprendemos a gostar". O próprio Jon Bon Jovi posteriormente disse que o álbum poderia e deveria ser melhor.

A banda começou a escrever as canções com o compositor Desmond Child. Slippery When Wet, lançado em 1986, foi produzido por Bruce Fairbarn e gravado em Vancouver, no Canadá. O álbum levou a banda ao "status" de astros mundiais. Jon Bon Jovi diz que o álbum recebeu este nome ("escorregadio quando molhado") por causa dos sinais de estrada, mas David Bryan diz o seguinte sobre o nome do álbum: "durante a gravação do disco nós freqüentemente íamos a um clube de streaptease onde belas garotas passavam água e sabão umas nas outras. Elas ficavam escorregadias por causa disso, e você não podia segurar mesmo que você quisesse muito. Escorregadio quando molhado! um de nós gritou e o resto de nós automaticamente já sabia: esse tinha que ser o título do novo álbum! Inicialmente nós íamos pôr uma foto de uns belos peitos, uns realmente grandes, na capa; mas quando o PMRC (uma comissão de moral sob o comando de Tipper Gore, esposa do senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore) descobriu, estávamos com problemas. Então decidimos pôr uma capa bem decente."

New Jersey (chamado originalmente de "Sons Of Beaches" e planejado como um álbum duplo), foi lançado em 1988, novamente produzido por Bruce Fairbarn. O álbum foi gravado após o fim da turnê do Slippery When Wet, pois a banda queria provar que não era apenas um sucesso temporário. O álbum levou a banda direto da exaustiva turnê anterior para uma maior ainda. A constante vida na estrada quase destruiu a forte relação entre Jon Bon Jovi e Richie Sambora.

Em 1990, a banda estava saturada de trabalho. As brigas entre os membros se tornaram constantes e a banda resolveu "dar um tempo". Jon Bon Jovi lança o seu primeiro álbum solo, intitulado Blaze of Glory e que foi trilha sonora do filme "Young Guns II" (Jovens Pistoleiros 2).

Richie Sambora também lançou um disco solo em 1991 que não chamou muita atenção. Stranger in This Town foi baseado em suas raízes de blues. O show mais lembrado foi o de San Diego (EUA), no mesmo ano.

Em 1992, a banda se reúne para gravar Keep the Faith, o quinto álbum de estúdio (cujo nome original era "Revenge"). Nesse álbum, as letras eram mais políticas do que românticas e trazia uma mensagem crítica da sociedade. A banda assume também um novo visual, mudando os cabelos, entrando de fato na década de 90. O disco vendeu milhões de cópias pelo mundo e foi considerado um sucesso.

Em 1994, Bon Jovi lança a coletânea Cross Road, uma das mais vendidas e populares do mundo e que continha duas músicas inéditas: "Always", que originalmente foi feita para a trilha sonora do filme "O Sangue de Romeo", e "Someday I'll Be Saturday Night", que teve que ser retirada das paradas da MTV brasileira para dar chance a outros clipes. Nesse ano, Alec John Such deixa a posição de baixista da banda, por causa do alcoolismo, uso de drogas e acidentes de moto. O baixista Hugh McDonald assume seu lugar.

Em 1995 é lançado o álbum These Days. Marcado por um clima soturno, ainda mais socialmente crítico do que Keep the Faith e por letras visivelmente mais complicadas e maduras, a banda emplacou sucesos como o hit-balada "This Ain't a Love Song" e a faixa título "These Days". No mesmo ano, gravaram três shows consecutivos no estádio "Wembley", em Londres, com todos os ingressos esgotados. Para promover o disco, o quarteto saiu em turnê por quase todo o mundo, passando por países como África do Sul, Índia e Tailândia. No Brasil, a banda se apresentou em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, tendo todos os ingressos para seus shows vendidos.

Após o final da excursão, em 1996, o Bon Jovi resolveu dar mais uma parada para que seus integrantes pudessem se dedicar a seus projetos pessoais.

Em 1997, Jon Bon Jovi lança seu segundo álbum solo, "Destination Anywhere", com fortes influências do rock britânico. Junto com o disco, foi lançado um curta-metragem de mesmo nome. Como parte da divulgação do trabalho, Jon veio até o Brasil e se apresentou em programas de grande audiência como Domingão do Faustão, Planeta Xuxa, ambos da Rede Globo, e Programa Livre, do SBT. 

1998, Richie Sambora fez o mesmo, com o álbum Undiscovered Soul, que mostrou seu amadurecimento musical e contou com a participação de Steve Tyler, vocalista do Aerosmith, na gaita de "If God was a Woman". Algumas músicas chegaram a tocar nas rádios brasileiras, como "Hard Times Come Easy" e "In It For Love".

Em 2000, depois de cinco anos sem lançar um álbum, a banda se reúne e lança Crush, que traz como música de abertura "It's My Life", considerado um dos maiores hits da história do grupo. No mesmo ano lançam o DVD The Crush Tour, gravado em Zurique, na Suíça.

Em 2001, atendendo aos pedidos dos fãs que clamavam por um álbum ao vivo, a banda lança One Wild Night Live 1985-2001, contendo uma coleção de sucessos em algumas de suas melhores apresentações ao longo dos anos.

No ano seguinte, em 2002, a banda lança o disco Bounce, inspirado, em parte, nos atentados de 11 de setembro. O álbum se caracterizou por ter timbres mais modernos e por ser mais pesado, a pedido do próprio guitarrista da banda, Richie Sambora.

Em 2003 é lançado This Left Feels Right, uma coleção de regravações de seus grandes sucessos em versões diferentes das originais. Foi decidido de ultima hora (pois a idéia inicial era diferente) e não agradou muito os fãs.

Para comemorar os 20 anos de Bon Jovi e 100 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, chegou ao mercado o Box Set: 100.000.000 Bon Jovi Fans Can’t be Wrong no final de 2004. 

Em setembro de 2005 foi lançado o álbum Have a Nice Day que vendeu 4,5 milhões de unidades no mundo todo até 2006. A turnê teve início em novembro na cidade de Chicago e o 1º single para promoção foi a faixa-título do álbum. A turnê de divulgação do álbum foi um sucesso, ganhou prêmio BillBoard de Melhor Turnê, Melhor Show.

Em 2007, a banda lança Lost Highway, um álbum voltado para o Country. Mesmo focando no Country, Lost Highway atingiu o primeiro lugar na Billboard em vendas, algo que a banda não conseguia desde 1989, com Lost Highway. A banda começou a Lost Highway Tour, em outubro de 2007, fazendo 10 shows em New Jersey, nos Estados Unidos, a banda passou por diversos países como Japão, Austrália, Nova Zelândia, Portugal. 

Em 2009, a banda lançou um documentário comemorando os 25 anos de carreira e mostrando os registros da mais bem sucedida turne: When We Were Beautiful. 

Em novembro de 2009, a banda lança o álbum The Circle. Jon Bon Jovi diz que após vários álbuns com estilos diferentes, chegou a hora de voltar ao estilo que consagrou a banda. Como aquecimento, a banda lançou o single We Weren't Born To Follow. Os fãs criticaram Richie Sambora pelo fato de não haver solo na música. Richie, a pedido dos fãs, gravou o novo solo. 


Em 2010, a banda veio para o Brasil com show em São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário