Nasceu em Nova York em março de 1948, no Polyclinic Hospital. Quando Steven completou 4 anos, sua familia saiu de Harlem, onde viviam até então, para se mudar para o Bronx. Foi expulso de sua primeira escola no 4º ano por perseguir um outro estudante com uma lâmpada quebrada, e por isso teve que passar dois anos numa escola especial para crianças com problemas de comportamento.
Steven não era nem um pouco dedicado aos trabalhos de escola e prefiria passar seu tempo livre prendendo animais em armadilhas e subir em troncos de árvore, sonhava em ser guarda-florestal e tinha paixão pelo ar livre.
Filho de músico e professor de música, uma família extremamente musical, foi influência para que ele se apaixonasse pela música. Quando pequeno, costumava brincar em baixo do piano do pai, enquanto o ouvia tocar.
Passava as férias de verão em Lake Sunapee, em New Hampshire, onde a familia tinha um resort. Começou a sua carreira lá, entretendo os convidados... Steven e seu amigo Ray iam para o bar do pai de Ray e quando as bandas faziam uma pausa, eles subiam no palco e começavam a tocar e cantar.
Quando pequeno, tinha aulas de pianos com o pai, mas não conseguia aprender. Começou a se interessar por bateria e aos 14 anos já tocava bateria e entrou para a banda de seu pai. Ele não gostava e tinha vergonha quando ia tocar em algum lugar onde pessoas da sua idade estavam.
Tocou num grupo chamado "Maniacs". Mas a sua primeira banda série de rock foi a Strangers (mudada a pronuncia para Strangeurs, por já ter uma banda com esse nome). A Strangers chegou a ser uma banda de alto nivel, eles até abriram o show para o The Byrds, no Westchester Contry Center e para a Yabirds, no Staples High School, em Westport - Connectcut.
Steven odiava a escola, e era odiado pelos professores e zuado por outros estudantes por causa da sua aparência (tinha deixado o cabelo crescer) e era chamado de "Nigger Lips" (lábio de crioulo). Desenvolveu um ritual matinal: beber uísque Scotch com suco de laraja antes de ir para o colegio. Matava muitas aulas e gostava de ver bandas em Nova York.
Strangers assinou contrato com a CBS para gravar o primeiro album mas teve que mudar o nome para Chain Reaction e Steven adotou o nome Steve Tally. A banda gravou 4 musicas e acabou.
Steven foi expulso da escola (novamente) mas dessa vez por posse de maconha. Por isso foi estudar em um colégio onde não era exigido nada dos alunos, então ele passava a maior parte do tempo no Central Park do que nas aulas.
Em 1968 foi passar o verão em Sunapee e acabou conhecendo o guitarrista Joe Perry, que trabalhava em um restaurante que Steven gostava de frequentar. Steven foi convidade por Joe para ver sua banda, a Jam Band, tocar num clube local. Steven ficou impressionado e quando voltou para Nova York, já tinha planos de ter uma banda com Joe.
Steven com a filha Liv Tyler |
Tentou outra banda no incios dos anos 70, mas ficou tão enjoado e de saco cheio de toda a cena musical de Nova York que resolveu ir à Sunapee encontrar o Joe Perry.
Joe Perry e seu amigo Tom Hamilton estavam indo para Boston tentar uma carreira musical e Esteven se juntou à eles... Começando então o Aerosmith.
Steven e Bebe Buell (mãe de Liv) |
Quando tinha 27 anos, Steven namorou uma guria de 15 por 3 anos (ela até ficou grávida, mas abortaram). Namorou Bebe Buell, a mãe de Liv Tyler, a filha mais velha dele. Se casou em 1979 com Cyranda Foxe, e tiveram uma filha quatro meses depois. Se separaram em 1980, e em 1982 conheceu Teresa Barrick, tiveram 2 filhos, Chelsea e Taj. Atualmente namora Erin Brady (ex promotora de turnês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário